quinta-feira, março 26, 2009

Ensinando para transformar vidas | Isaltino Gomes

Disse anteriormente que publicaria este texto em 3 partes, porém acho que serão mais, segue segunda parte, agora com o título:

ESTABELECENDO UMA DIFERENÇA
Falei de educação secular, na introdução, mas a educação religiosa é de outro quilate. Ela tem um escopo que difere da educação secular. E, particularmente, prefiro chamá-la de educação cristã, porque não ensinamos valores religiosos, mas cristãos. E apresento três motivos me estabelecem esta diferença:
(1) A educação cristã não deve transmitir conceitos, mas fundamentalmente uma pessoa, Jesus Cristo. As bases da instituição da igreja, quando foram lançadas, o foram sobre esta pergunta: “E vós, que dizeis que eu sou?”. O cristianismo é Cristo. Tire Buda do budismo que não faz diferença. Os ensinos continuam lá. Tire Kardec do espiritismo, que não faz diferença. Os ensinos continuam lá. Tire Cristo do cristianismo e ele se acaba.
(2) Não deve transmitir uma ideologia, mas formar um caráter. O educador cristão pode parodiar Paulo: “Nós ensinamos a Cristo e Cristo crucificado”. Com isto quero dizer que todo o alicerce do processo de ensino cristão não é o moralismo, a integração social, a cidadania, mas a formação do caráter de Cristo no educando.
(3) A condição sine qua non no processo de ensino não é a formação acadêmica do professor, mas sua vida cristã. Seu conteúdo pessoal vale mais que sua formação acadêmica. Este diferencial está em acordo com a essência do cristianismo. Em todas as religiões, valem mais os conceitos que a pessoa do fundador. No cristianismo a pessoa do fundador é o substrato da fé. O conteúdo pessoal de Jesus é a garantia do cristianismo.
Estes três motivos estão subentendidos na declaração de Paulo em Efésios 4.11-16. A EBD deve formar o caráter de Cristo nos seus alunos. E, obviamente, o instrumento para isto é um professor que tenha o caráter de Cristo em sua vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu não vou pra sumaré, mas pode contar com as minhas orações e orem por mim também para que Deus me guarde nesse novo desafio ("Congregação Móvel" aí vou eu). Quanto ao texto sobre nossa educação em Cristo, eu sei o quanto foi importante ter ao meu lado os meus amigos da EBD (e já puxando o saco, a Vânia e o Heller são ótimos), você também Filé ^^

E vamos tocando a vida por que a vitória vem de Cristo, pode crer!

amo vocês!
;***