Num debate em sala de aula recentemente, nós, alunos fomos indagados sobre o processo de leitura e a sua relação com a decadência e visível falência da educação no Brasil.
Coincidentemente, fiz um trabalho relacionado a isso e constatei nas minhas pesquisas o que chamei de 'círculo vicioso' da decadência da família e da escola, onde relatei que temos pais mal formados ética e moralmente, formando filhos com os mesmos parâmetros que ao chegarem nas escolas encontram por sua vez professores com níveis morais e éticos no mínimo duvidosos e consequentemente incapazes de transmitir valores que norteiem e modifiquem a vida de seus alunos.
Mas, o que isso tem a ver com o cristianismo?
Tem muito a ver, pois fazemos parte dessa geração e as características (não todas, graças a Deus) desta decadência se refletem em vidas de crentes medíocres. São crentes que apenas reconhecem a Bíblia, seu significado, sua mensagem, mas não a consideram relevante o suficiente para fazer parte de suas vidas.
São crentes que nas quatro etapas da leitura, que envolve raciocínio, interpretação, entendimento, análise, etc. apenas reconhecem o seu significado e só. Não entendem, não contextualizam e pior, não consideram, como disse anteriormente, a Bíblia (vejam só, a Bíblia) relevante e por isso não conseguem ser vencedores. Nesta grande batalha que Paulo relata em sua carta aos gálatas, no cap. 5.16-18, ele diz claramente que o Espírito luta contra a carne, em romanos 8.37, Paulo declara que somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou, Jesus Cristo. Não podemos simplesmente viver de ventos e fases de crescimento espiritual seguidos de encolhimento espiritual.
Michael Phelps após ganhar 8 medalhas disse que agora irá se especializar em provas de velocidade, afim de ampliar a sua lista de vitórias e medalhas. Usain Bolt, vencedor e detentor do recorde dos 100 e 200m em Pequim, acaba de vencer mais uma prova em Lausane, Suiça. São exemplos de que manter o foco, manter os objetivos, perserverar são necessários para novas vitórias.
'Sua satisfação está na lei do Senhor e nela medita dia e noite', pense nisso, reflita e sempre vá além do lugar onde a grande maioria para, pois só assim iremos nos destacar na multidão e quem sabe um dia ouvir do Pai: 'Este é o meu filho amado, em quem me alegro'.
Que Deus abençoe a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário